Coordenador : Claudio Ribeiro Carvalho
Ano: 2023
Edital: Edital PIBEX - Pré-Universitário Social 2023
Protocolo: 388943.2202.76566.01022023
Departamento/Setor: TEC
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Funcionários dessa Universidade (UFF), filhos e parentes destes, bem como ampliar suas ações visando também dar oportunidades a pessoas desfavorecidas economicamente de Niterói e das comunidades vizinhas.
Local de atuação: Campus Praia Vermelha - UFF, Rua Passo da Pátria 156 - São Domingos, Niterói. Bloco H.
Objetivo
As aulas oferecidas pelo Projeto serão de segunda a sexta-feira, à noite e serão ministradas por alunos da própria UFF, em suas diferentes habilidades e licenciaturas e refletem pelo conteúdo programático as exigências das disciplinas dos vestibulares. O objetivo do Projeto é dar oportunidades a pessoas desfavorecidas economicamente de acessarem as Instituições Federais de Ensino (IFES) através de seus vestibulares ou através do ENEM. Os alunos-mestres também acumularão práticas pedagógicas e farão do Projeto um laboratório de Práticas Acadêmicas, exercitando como profissional em Pedagogia. Dessas ações, o setor da sociedade menos favorecida passa a ter condições mais equilibradas e disputar de forma mais justa os concursos vestibulares das IFES.
Resumo
O Projeto Pré-Universitário Popular Praia Vermelha - UFF visa criar facilidades ao ingresso nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), dos funcionários dessa Universidade, filhos e parentes destes bem como ampliar suas ações visando também dar oportunidades a pessoas desfavorecidas economicamente de Niterói e das comunidades vizinhas, por meio da produção do conhecimento ofertado nas disciplinas do projeto. Dessa forma, a proposta é de reduzir as diferenças de oportunidades na disputa dos concursos dos Vestibulares das IFES promovendo maior oportunidade de crescimento intelectual e profissional aos alunos do referido projeto. As aulas ministradas por alunos da própria UFF, em suas diferentes habilidades e licenciaturas, refletem pelo conteúdo programático as exigências das disciplinas dos vestibulares. Os alunos-mestres acumulam práticas pedagógicas e fazem do Projeto um laboratório de Práticas Acadêmicas. Dessas ações, esse setor da sociedade passa a ter condições mais equilibradas e disputar de forma mais justa os concursos das IFES. O conteúdo programático está de acordo com as exigências dos vestibulares, principalmente o ENEM.